Projetos integram comunidade escolar através da literatura
- Carlos Júnior
- 31 de out. de 2019
- 2 min de leitura

A última edição do projeto cultural do Instituto Dantas Monteiro foi repleta de emoções. A novidade deste ano é que além da participação dos nossos alunos no desfile comemorativo de Emancipação Política da cidade de Areia Branca-RN, e dos dois dias de apresentações culturais no ginásio Rosário Cabral, a escola realizou o lançamento de mais de cem novos livros, escritos e ilustrados por alunos do Ensino Fundamental I.
O primeiro momento ocorreu com a participação de todos os alunos e turmas no desfile de emancipação política em 22 de outubro. Naquela oportunidade apresentamos para a sociedade uma parte do trabalho desenvolvido por nossa instituição, bem como os figurinos do projeto cultural.

O projeto cultural deste ano integrou a literatura internacional com a cultura tradicional e popular nordestina. Alice se aventurou pelo Nordeste das Maravilhas, conheceu personagens e tradições da cultura local em um show mágico repleto de alegria estrelado pela turma da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, dirigidos pela professora Marina Dantas que encantou o público presente nas duas sessões realizadas no ginásio Rosário Cabral.
Os aspectos culturais e tradicionais do Nordeste brasileiro foram retratados também no espetáculo estrelado por alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Dirigido pela coreógrafa Roberta Schumara, o show conduziu o público pelas principais riquezas do povo nordestino como o seu modo peculiar de se expressar, seja no modo de falar, nas suas danças e também em suas crenças e costumes. Entre as muitas novidades, além de fomentar o senso de pertencimento regional no elenco e no público, o espetáculo inseriu em uma de suas cenas a bandeira e o hino do município de Areia Branca, sequenciado por danças que enfatizam as riquezas da cidade.

Mas nossas ações não se encerraram após os espetáculos. Realizamos no dia 25 a primeira Noite de Autógrafos no qual 103 alunos tiveram a oportunidade de escrever, ilustrar e lançar seus livros. A ação foi realizada através do Projeto Estante Mágica que transforma crianças em autoras de livros, sob a orientação das nossas professoras.
Para celebrar o lançamento de livros trouxemos o também escritor e cordelista potiguar Antonio Francisco, membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel que declamou poemas e interagiu com nossas crianças autoras, seus familiares e convidados presentes na noite mágica.
O projeto Estante Mágica foi a cereja do bolo de uma ação continuada desenvolvida ao longo deste ano que incentiva ainda mais a leitura como fator transformador, dentro e fora da sala de aula, integrando a escola e a família.
Veja mais fotos em nosso albúm no facebook.
Comments